Quem é Martha Cooper?

with Nenhum comentário
Pin on Pinterest1Share on Facebook16Share on LinkedIn3Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Em 2015 acompanhando o projeto O.bra o maior Festival Internacional de Arte Pública do Brasil, junto com meus amigos Alex Lequo, Vitché e Jana Joana. Onde inclusive acompanhei de perto o trabalho do Vitché e Jan Kaláb, tive o privilégio de conhecer e tirar foto com uma grande Fotojornalista Martha Cooper.

Então resolvi escrever sobre a Martha:

  • Conheça a Biografia de Martha Cooper
  • Martha Cooper ainda Fotografa as artes?
  • Dondi White foi o primeiro artista que a Martha Fotografou
  • Veja a entrevista de Martha Cooper
  • Graffiti e arte de rua, uma busca de vida ao longo da vida | Martha Cooper | TED x Vienna

 

Martha Cooper e William Tôkis
Martha Cooper e William Tôkis

 

Conheça mais sobre essa mulher incrível.

 

O graffiti, expressão máxima da arte de rua, já é documentado há 40 anos pela fotografia. No que diz respeito aos registros fotográficos, esse estilo artístico possui uma história à parte. E quando falamos desse assunto, é impossível não mencionar Martha Cooper, uma profissional que está diretamente ligada à arte urbana.

 

Você sabe quem foi ela?

 

Conheça a Biografia de Martha Cooper

 

Martha Cooper é uma fotojornalista americana especializada em registros de arte de rua. Seu trabalho mais importante nesse sentido foi a documentação da cena do graffiti em Nova Iorque durante as décadas de 70 e 80. Começou a fazer sua documentação quando trabalhava como fotógrafa pessoal para o The New York Post.

Nascida em 1940, em Baltimore, no estado de Maryland, Cooper começou a fotografar com apenas três anos de idade. Com 16 ela terminou o ensino médio, e aos 19 já tinha se graduado em artes no Grinnell College.

Em Oxford, na Inglaterra, estudou antropologia. Também trabalhou como professora de inglês voluntária na Tailândia, no programa Peace Corps. Mais tarde, na década de 60, atuou como estagiária de fotografia na revista National Geographic.

Martha Cooper Biografia
Foto: All Day Everyday

 

Quando começou a trabalhar no The New York Post, Martha passou a fotografar pessoas e crianças enquanto voltava para casa. Um dia conheceu Edwin, ou HE3, uma jovem artista do graffiti que lhe mostrou algumas pichações da vizinhança. Cooper descobriu as “tags”, uma forma de assinatura pessoal dos artistas de rua.

Era a década de 70, e esse estilo de arte ainda engatinhava. Edwin contou como funcionava o graffiti, e como os artistas o utilizavam para criar um estilo pessoal.

Mais tarde HE3 apresentou lendas vivas da época a Martha, como Blade e Dondi. Esse último já era tido como o “rei do grafiti”, e até hoje considerado o mais influente do estilo. A fotógrafa ficou fascinada com aquele novo estilo de arte, vindo de um mundo completamente diferente. Às noites ela começou a sair para os subúrbios, buscando os melhores registros.

Cooper Subway Art
Foto: WideWalls | Martha-Cooper e seu livro Subway Art

 

Dondi White foi o primeiro artista que a Martha Fotografou

 

Donald Joseph White americano, nascido em Nova York, original do Brooklyn, em 7 de abril de 1961 morreu em 2 de outubro de 1998 começou sua carreira no início da década de 70, fez parte da Crew (Grupo de artistas de Graffiti) conhecido como The Odd Partners, que trabalhou principalmente nas linhas do metrô M, J e LL durante os anos 70.

Em 1977, Dondi formou seu próprio grupo, conhecido como CIA, e estabeleceu sua reputação como um dos mais inovadores e influentes artistas de Graffiti da sua geração.

Dondi foi o primeiro artista do graffiti a permitir que Martha o acompanhasse enquanto fazia sua arte. Mais tarde, essas obras ajudaram a compor o Subway Art, o livro de fotografia de Martha Cooper de 1984, considerado até hoje como a bíblia da arte de rua.

 

Logo abaixo você pode conferir o Grafitti de Dondi 

 

Dondi White o primeiro Grafiteiro
Foto: WideWalls | Foto do Livro Subway Art

 

Durante a década de 80, Martha fotografou ainda vestígios arqueológicos da cultura maia, em locais como Nohmul e Cuello. Suas fotos já foram publicadas em importantes veículos impressos, como National Geographic, Natural Histor e Smithsonians. Ela é diretora do City Lore, uma instituição nova iorquina responsável pela documentação de arte urbana.

 

Martha Cooper ainda Fotografa as artes?

 

Sim, Cooper não descansa e ainda hoje fotografa as artes de rua que encontra. Já passou dos 70 anos, mas não deixa escapar nenhuma novidade em termos de arte de rua.

Em recente entrevista ela disse:

“Todo dia eu vejo algo que nunca vi antes. Hoje mesmo me deparei com adesivos com tags que eu nunca tinha visto antes”.

Ela demonstra-se ainda uma grande exploradora da arte urbana. Mesmo na terceira idade, possui vigor e uma personalidade dinâmica e invencível.

Tem a curiosidade inata dos grandes fotógrafos, e isso a faz brilhar no mundo da fotografia de rua.

Ainda vive em Nova Iorque, na cidade de Manhatan.

Os Gemeos e Martha Cooper
Os Gemeos e Martha Cooper Foto: Dani Reyes Mozeson – Fonte: Viralart.vandalog

 

Martha Cooper Fotojornalista
Foto: Pinterest

Veja a entrevista de Martha Cooper

 

Neste video você pode conferir uma entrevista da Cooper

 

 

Graffiti e arte de rua, uma busca de vida ao longo da vida | Martha Cooper | TED x Vienna

 

Confira essa ótima palestra da Martha no TED, contando toda sua trajetória.


 

Se você já conhecia ou se ficou conhecendo agora o trabalho da Martha e gostou deste artigo deixe seu comentário aqui embaixo =)

 

Você também gosta do trabalho da Martha é um Artista Visual? Ja tem um Portfólio estruturado para apresentar seus trabalhos e conquistar clientes?

Conheça então o Treinamento Portfólio Essencial para ilustradores, artistas de rua, artistas plásticos, artistas visuais etc.

 

Faça parte do Treinamento Portfólio Essencial


 

Quem é Martha Cooper?
4 (80%) 1 vote
Pin on Pinterest1Share on Facebook16Share on LinkedIn3Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Fundador do VAGASCG Artista, Ilustrador, CG Artist apaixonado por arte, tecnologia, marketing digital e entusiasta da rede social Pinterest. Conheça meu portfólio 3D

Deixe uma resposta