O que é Freelancer? E como se tornar um ótimo profissional.

with Nenhum comentário
Pin on Pinterest5Share on Facebook12Share on LinkedIn10Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

O que é Freelancer

 

Desde que comecei a trabalhar como freelancer, me fiz estas 4 perguntas:

 

1. Será que devo tentar?
2. Será que vou conseguir?
3. Será que vai dar certo?
4. E se der errado?

 

Muitos devem fazer a mesma pergunta, se você não tentar, nunca irá saber, nada vai ser fácil. Mas se é liberdade que realmente deseja, vá em frente, tente, erre e com tudo adquira sua experiência. Falo isso por experiência própria.

 

Mas o que é Freelancer?

 

A palavra freelancer, que aqui no Brasil também é muito usada apenas como “freela”, corresponde a um termo em inglês empregado para designar o profissional autônomo, que presta os seus serviços para diversas empresas, sem assumir de fato um vínculo empregatício.

 

A título de curiosidade, a expressão freelancer foi cunhada em 1819, sendo derivada do trabalho dos cavaleiros medievais mercenários, que prestavam serviços para os membros da nobreza que pagassem mais para que eles guerreassem.

 

Ser um freelancer é uma boa forma de ganhar dinheiro executando a sua atividade profissional com mais liberdade, sem nem precisar comparecer regularmente a uma empresa. Alguns mercados são extremamente favoráveis para essa modalidade, como por exemplo, o de jornalismo, fotografia, design, arquitetura, música, ilustração e diversos outros.

 

Se você está pensando em se tornar um freelancer, confira a seguir minhas dicas que irão lhe ajudar a ser um excelente profissional:

 

1# Tenha disciplina

 

O fato de não ter um emprego dito convencional acaba deixando o profissional mais livre para fazer seus próprios horários.

 

Mas não deixe de se organizar e estabelecer qual período do dia e quais dias da semana você vai se dedicar às suas atividades.

 

Caso contrário, quando se der conta, estará com muitas demandas em cima do prazo de entrega, terá que fazer tudo com pressa e a qualidade pode ficar comprometida.

 

2# Seja focado

 

Se você trabalha com fotografia, por exemplo, estude sobre o assunto, frequente cursos, workshop, exposições e tudo mais que puder agregar conhecimento.

 

A aprendizagem constante é um diferencial que pode fazer de você um excelente profissional freelancer.

 

Sempre estou estudando, gosto de fazer cursos livres, no meu linkedin você pode ver a quantidade de cursos e workshops que já fiz e muitos outros que tenho de fazer.

 

3# Saiba se relacionar bem

 

Tenha um bom relacionamento com os seus clientes e enxergue-os como sendo os seus patrões.

 

Lembre-se que a indicação é a melhor forma de um freelancer expandir a sua atuação, portanto, mereça ser indicado pelas pessoas e empresas que atender.

 

4# Planejamento

 

O freelancer não só pode como deve construir um esqueleto da sua carreira, determinando metas e sabendo aonde quer chegar. Isso ajuda a orientar os caminhos e as decisões.

 

E é claro: nunca fuja dos desafios e dificuldades, aproveite-os para melhorar sempre e se superar a cada dia.

 

Hoje estou muito feliz com a minha decisão, fiz a escolha certa e não me arrependo.

 

Eu adoraria ouvir a sua história, por isso me mande uma mensagem ou deixe seu comentário aqui no meu blog. Eu sempre respondo!


Gostou das dicas? Então deixe seu comentário.

Até mais! 🙂


 

O que é Freelancer? E como se tornar um ótimo profissional.
Rate this post
Pin on Pinterest5Share on Facebook12Share on LinkedIn10Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Fundador do VAGASCG Artista, Ilustrador, CG Artist apaixonado por arte, tecnologia, marketing digital e entusiasta da rede social Pinterest. Conheça meu portfólio 3D

Deixe uma resposta