Como fazer um Portfólio Digital utilizando o WordPress

with Nenhum comentário
Pin on Pinterest4Share on Facebook26Share on LinkedIn17Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

 

Neste artigo vou dar dicas de como fazer um portfólio digital utilizando alguns plugins do wordpress para lhe ajudar e recomendo que utilize essa maravilhosa plataforma. 🙂

 

Se você já procurou trabalho em alguma área que exige criatividade, como é o caso de uma agência de design ou estúdio de ilustração, por exemplo, já deve ter visto este tipo de anúncio de emprego: Se estiver interessado, envie para nós seu currículo e o seu portfólio.

 

Portfólio? O meu currículo não é o suficiente para mostrar as minhas habilidades?

 

Pois é: em segmentos criativos, não. Geralmente, artistas, desenvolvedores de sistema e de arte, designers, artistas 3d e outras áreas relacionadas são as que precisam de um espaço digital para representação de seus principais trabalhos.

 

Por isso, conheça essas dicas logo abaixo:

 

Portfólio digital como fazer usando wordpress

 

Quer ter um portfólio profissional, com ótimas táticas?
Conheça o Lançamento do meu curso para ajudar

artistas a terem um portfólio organizado e estruturado.
Clique aqui e saiba mais! 

 

Qual é o seu objetivo?

 

Uma das mais importantes coisas a serem feitas antes do desenvolvimento do seu portfólio no WordPress é a definição do seu propósito com o mesmo.

 

Segundo a revista norte-americana Smashing, existem quatro tipos de objetivos para a criação de portfólios digitais. São eles:

  • Vender ou gerar leads;
  • Tentativa de conseguir um emprego;
  • Criação de networking na área;
  • Construção de marca/reputação.

 

Obviamente, você pode tentar aliar dois ou mais objetivos em um mesmo portfólio.

 

O que bons portfólios precisam ter em comum?

 

Para um bom portfólio, algumas características são:

 

1. Apresentação do que você faz: um bom portfólio é aquele que mostra qual é o seu trabalho, de modo a chamar a atenção e provocar interesse do público alvo em você e é claro, em seus serviços.

2. Foco: não é necessário incluir cada pequeno pedaço dos trabalhos já desenvolvidos em sua carreira no portfólio, mas sim, os mais importantes e relevantes para a mesma.

3. Deve ser segmentado: um bom portfólio precisa estar relacionado à área de trabalho que você quer se inserir. Se você está procurando emprego no segmento educacional, por exemplo, evidentemente o seu portfólio digital deve mostrar quais são as suas experiências e criações na área.

4. Simples navegação: possibilitar fácil navegação, ser intuitivo e responsivo também são características fundamentais de um bom portfólio.

5. Como é possível entrar em contato? De nada adianta um portfólio impecável se o cliente ou recrutador não souber como entrar em contato com você depois de analisá-lo. Sendo assim, dedique uma página unicamente para seus contatos, como telefone, e-mail e perfis nas redes sociais.

 

 

Recomendado para você:

10 melhores plugins wordpress para o seu portfólio 

Idéias para posicionar seu portfólio no Google

Como Fazer um Portfólio?

 

Utilizando os plug-ins do WordPress

 

A melhor e mais simples forma de criar um portfólio digital no wordpress é escolher um thema especifico para portfólio ou utilizando um plugin.

 

O WordPress Portfolio Plugin, no caso, é o mais recomendado para a atividade, uma vez que foi desenvolvido especificadamente para a criação de portfólios. Ele permite que você transforme, com facilidade e rapidez, seu portfólio em um verdadeiro website interativo.

 

wordpress-portfolio-plugin

 

Por outro lado, o plugin Awesome Filterable Portfólio é um daqueles que realmente faz jus ao nome. Ele funciona de modo a permitir que você crie uma galeria de fotos filtrada com base em critérios já pré-estabelecidos.

 

Ele utiliza animações, imagens em foco e outros detalhes para criar uma interface divertida e atraente para o seu público alvo. Além disso, é possível dividi-lo em várias categorias (para o caso de mais de um objetivo com o seu portfólio).

 

awesome-filterable-portfolio

 

O plugin WordPress Imagem/Portfolio/Media Gallery, por sua vez, é um plugin utilizado para a exposição de imagens, galerias de fotos e portfólios dos mais variados modelos.

 

Com ele, você terá maior versatilidade para mostrar seus trabalhos nos mais variados formados, como logotipos, vídeos, screenshots e outros formatos que auxiliam na exposição do mesmo de forma divertida.

 

wordpress-picture-portfolio-media-gallery

 

Em seguida, o plugin Waving Portfolio é indicado na medida em que conta com uma simples interface, porém, com a possibilidade de criação de um portfólio esteticamente agradável.

 

Após a sua instalação, é possível configurá-lo para exibir seus melhores trabalhos em longo prazo, sendo todos eles mostrados de forma atraente e diferenciados.

 

waving-portfolio

 

O Auto Grid Responsive Gallery, por sua vez, é um plugin premium da Envato Market que funciona por meio da digitação de uma determinada pasta de imagens do seu computador. A partir disso, ele organiza o seu portfólio digital em diferentes categorias.

 

A grade de imagens, totalmente responsiva, é criada automaticamente depois disso: tudo o que você vai precisar fazer é colocar, na pasta designada, as imagens que você quer que estejam no portfólio.

 

Neste link você pode ver o preview do plugin

 

auto-grid-responsive-gallery-wordpress

 

(Créditos de imagem) Designed by Freepik

 

Bom acho que é isso, se gostou deste artigo ou tiver alguma dúvida deixe seu comentário, faço questão de responder

espero que ajude. Até a próxima! 🙂

 

Grande Abraço!


 

Como fazer um Portfólio Digital utilizando o WordPress
3.5 (70%) 2 votes
Pin on Pinterest4Share on Facebook26Share on LinkedIn17Tweet about this on Twitter0Share on Google+0

Fundador do VAGASCG Artista, Ilustrador, CG Artist apaixonado por arte, tecnologia, marketing digital e entusiasta da rede social Pinterest. Conheça meu portfólio 3D

Deixe uma resposta